Assaí Atacadista registra lucro líquido de R$ 123 mi no 2T24

 


Segundo maior grupo supermercadista do Brasil, de acordo com o Ranking ABRAS 2024, o Assaí Atacadista divulgou na noite da última quinta-feira, 8, o seu balanço financeiro referente ao 2T24. No período, a empresa reportou um lucro líquido de R$ 123 milhões, uma variação de -21,1% em relação ao atingindo um ano antes.

Segundo a companhia, o resultado alcançado reflete o processo de maturação nas lojas novas e pela despesa financeira associada a estas unidades, bem como às restrições das novas regras para utilização da subvenção para investimentos.

O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado chegou a R$ 1,29 bilhão, um crescimento anual de 15,7%. A margem Ebtida anual também subiu de 7% para 7,2%.

Desconsiderando os efeitos do IFRS 16/CPC 06, o Ebtida ajustado ficou em R$ 965 milhões, alta anual de 18,4%, com a margem Ebtida ajustada passando de 4,1% para 5,4%.

Com foco na melhoria contínua da experiência de compra, o Assaí atingiu o marco de 234 lojas (do total de 293), em todo o Brasil, que já contam com a implementação de algum tipo de serviço – como açougue, empório de frios e/ou padaria. O aumento na oferta reflete a liderança do Assaí na proposta de inovação no atacarejo. Junto de uma dinâmica comercial eficiente, a empresa também observou um crescimento acelerado em vendas e na maturação do parque de lojas após a forte expansão dos últimos anos.

No primeiro semestre deste ano, as vendas líquidas alcançaram R$ 35,1 bilhões, um crescimento de 12,9%, representando um incremento de R$ 4 bilhões em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete o avanço na maturação das lojas abertas a partir das conversões dos pontos adquiridos de hipermercados e um crescimento de 2,9% nas vendas de ‘mesmas lojas’. No segundo trimestre de 2024, as vendas líquidas cresceram 11,8% em comparação com o segundo trimestre de 2023, totalizando R$ 17,8 bilhões em faturamento. O bom desempenho também levou a uma redução do endividamento da Companhia, que alcançou 3,65x no último trimestre – queda de 0,6x vs o 2º trimestre de 2023.

“Encerramos o 1º semestre com a abertura de novas unidades, evolução de rentabilidade, dada a contínua maturação das lojas novas, e redução da alavancagem. E o 2º semestre inicia com a celebração dos 50 anos. Será a maior campanha de nossa história: contaremos com a participação de mais de 50 fornecedores e distribuiremos R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo do Assaí com capacidade para 5 mil pessoas”, reforça o CEO do Assaí, Belmiro Gomes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Mateus inaugura loja em João Pessoa (PB)

Grupo Petrópolis lança linha de Ices